I limonada

Seguidores

Colaboradores

Online

Total de visualizações de página

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Pré-história

A pré-história teve inicio cerca de 4,5 milhões de anos atrás, com o surgimento dos primeiros hominídeos (família de primatas ancestrais do homem), e se estendeu até aproximadamente o ano de 4000 a.c., quando a escrita foi inventada e começaram a aparecer as primeiras civilizações. Esses milhões de anos foram marcados pela evolução das espécies humanas - que culminou com o surgimento e a supremacia do homem moderno - e por um revolucionario desenvolvimento tecnológico, cujo principal destaque foi a invenção da agricultura. Com base nas etapas desse avanço, a pré-historia foi dividida em três periodos: paleolítico (ou idade da pedra lascada), mesolítico e o neolítico ( ou idade da pedra polida).

PALEOLITICO
Também conhecido como Idade da pedra lascada, o paleolitico vai até aproximadamente 10000 a.c. Durante esse periodo ocorreram mudanças radicais no clima da Terra, formaram-se vales e rios e a flora se modificou. Os hominideos do paleolitico eram nômades, viviam em grupos e utilizavam cavernas como habitação Eram essencialmente coletores e caçadores. Lascavam ossos e, principalmente, pedras para usar na extração de raizes e no abate de animais. Assim, inventaram o anzol, o arpão, o arco-e-flecha e a lança. O trabalho era dividido por sexo e idade. Foi também no paleolitico que o homem passoi a utilizar o fogo e desenvolveu a linguagem oral e a arte rupestre - desenhando animais nas paredes das cavernas.

MESOLITICO
Foi o periodo de translação entre a idade da pedra lascada e a idade da pedra polida (neolitico). Estendeu-se de 10000 a.c. a 8000 a.c. Nessa epoca, a Terra começava a adquirir suas caracteristicas atuais, com o fim da era das glaciações (quando grandes areas do planeta ficavam cobertas de gelo) e o aparecimento de desertos e florestas nas regiões temperadas. É nesse periodoque o homem começou a domesticar animais e a cultivar algumas espécies de planta, dando início à sedentarização (fixação numa area). Também aprimorou a tecnologia e a arte, produzindo instrumentos mais elaborados, desenvolvendo utenciliosde cerâmica, fazendo desenhos estilizados e introduzindo a figura humana nas pinturas.

NEOLITICO
Na idade da pedra polida (de 8000 a.c. a 4000 a.c.), os grupos humanos deixaramde ser essencialmente caçadores e coletores para cultivar alimentos - em geral, cereais - e domesticar animais. A mudança no modo de vida acarretada por esse avanço foi tamanha que ficou conhecida como Revolução Neolitica.
O homem construi uma sociedade comunitária com base no conceito de cooperação - a terra, os rebanhos e os instrumentos eram de todos e o individuo só poderia se considerar dono deles se pertencesse à comunidade. Surgiu a necessidade de defender territórios, o que levou à formação de grupos mais complexos - as tribos -, com eleição de chefes para liderá-las. A economia também evolui: as tribos passaram a produzir mais do que precisavam para consumo próprio e a trocar esses excedentes de produção com outras comunidades. A fixação definitiva na terra levou ao estabelecimento dos primeiros núcleos urbanos, formados por construções de pedra ou de madeira.
No neolitico, o homem inventou a roda, confeccionou tecidos e desenvolveu meios de transporte como barcas de couro e carros puxados por força animal: A arte tornou-se mais complexa, com pinturas figurativas e geometricas em cerâmica e esculturas de baixo relevo. Teve início ainda o culto à natureza, aos antepassados  e à deusa da fecundidade, relacionada à colheita

Nenhum comentário:

Postar um comentário