I limonada

Seguidores

Colaboradores

Online

Total de visualizações de página

Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 25 de março de 2011

Ruy López

Ruy López de Segura foi um padre e enxadrista espanhol cujo livro Libro de la invención liberal y arte del juego del Axedrez foi um dos primeiros livros de fundamentos do Xadrez na Europa. Ele estudou e viveu em Salamanca, sendo considerado por muitos o primeiro campeão mundial de xadrez não-oficial.
A Abertura Ruy López é assim denominada em sua homenagem. Essa antiga abertura, também conhecida como Abertura Espanhola, é empregada pelos mestres até nossos dias.
A abertura Ruy López, também chamada de abertura espanhola, é uma famosa Abertura de xadrez. Trata-se, talvez, da abertura mais famosa do xadrez, devendo o seu nome ao célebre enxadrista espanhol do século XVI Ruy López de Segura.
A abertura recebe o nome do sacerdote espanhol Ruy López de Segura, que fez o primeiro estudo exaustivo sobre esta abertura, um livro de 150 páginas chamado Libro del Ajedrez, em 1561. Apesar de receber seu nome, não é de sua autoria, sendo referida, por exemplo, no Manuscrito de Göttingen, que foi escrito em torno de 1490.
Entretanto, a abertura não se tornou popular antes da metade do século XIX, quando o teórico russo Carl Jaenisch redescobriu seu potencial. Desde então a popularidade da abertura só cresceu, sendo adotada até mesmo por Grandes Mestres em seus jogos.
 Basicamente, o terceiro lance das Brancas ataca o Cavalo que defende o peão em e5 contra um ataque do Cavalo em f3. É importante notar que a ameaça aparente das Brancas ganharem o peão preto da coluna "e" com 4.Bxc6 dxc6 5.Cxe5 é ilusório - as Pretas podem responder com 5…Dd4, fazendo um garfo no Cavalo e no peão, ou 5…Dg5, fazendo um garfo do Cavalo e do peão em g2, os dois lances permitindo ganho material e uma boa posição. 3.Bb5 ainda assim é um bom lance: desenvolve uma peça, prepara o roque, e prepara uma pregadura potencial contra o Rei preto. Entretanto, como o terceiro lance das Brancas não apresenta uma ameaça imediata, o leque de respostas possíveis das Pretas é bem amplo. Esta abertura também tem sido chamada de "Tortura Espanhola", por que as Pretas precisam lutar por muito tempo para conseguir a igualdade.
Veja os lances que caracterizam a Ruy López comentados:
1. e4
A abertura do Peão do Rei é tanto popular quanto lógica. Controla o centro do tabuleiro, abre linhas tanto para a Dama como para o Bispo e conduz a um jogo aberto onde golpes táticos, ao invés de manobras lentas, predominam.
1.... e5
As negras respondem simetricamente e fazem um desafio direto nas casas centrais.
2. Cf3
Com a possível exceção de: 2. f4 (Gambito do rei), este é o segundo movimento mais lógico contra a resposta simétrica das Negras para o Peão do Rei. O Cavalo ataca e5, abre o caminho para um roque eventual e descansa em sua melhor casa defensiva.
2.... Cc6
Agora, se as Brancas jogarem 3.Cc3 (em vez da Ruy López), ocorrerá a Abertura dos Três Cavalos.
3.Bb5
Este é o movimento de Ruy López. É projetado para manter pressão no centro das Negras, a longo prazo. Se o Bispo do Rei for afugentado, assumirá uma posição em b3 ou c2 para manter o foco de ataque no lado do Rei ou nas casas centrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário